Skip to main content
Católicos fizeram caminhada em defesa das famílias

Católicos fizeram caminhada em defesa das famílias

Centenas de fiéis da Igreja Católica saíram pelas ruas de Montes Claros, no sábado pela manhã, durante a abertura da Semana Nacional da Família e pedindo respeito a esse segmento social e principalmente ao papel do pai, como primeiro catequizador. O evento começou na Catedral, em ritual onde foi aberta a Porta Santa e os católicos tomaram conta do recinto, para a celebração da missa. Depois, foi realizada a caminhada até a Matriz, onde ocorreu a consagração das famílias. O tema da Semana da Família nesse ano é “Misericórdia na Família, Dom e Missão”.

Uma surpresa foi a participação do Lions Clube Montes Claros Sertanejo, que pela primeira vez participou dessa caminhada. O presidente Lourival Caldeira salienta que todos os segmentos devem sempre defender a família. Outro destaque foi o pedido para acabar com a violência doméstica, em iniciativa do coordenador municipal da Campanha Contra a Violência, Joaquim Cândido.

Na sua homilia, o padre Frei Valdo salientou a importância dos católicos não deixarem a misericórdia dentro de caixa forte, mas a espalhar ao povo, como é o desejo de Jesus. Aproveitando o fato de o Brasil estar sediando as Olimpíadas 2016, o Frei Valdo fez um apelo para os católicos façam da família a tocha olímpica em seu ambiente, subindo no pódio das altas conquistas e realizações. Ele conclamou os fiéis a intensificarem as relações familiares e de convivência.

O orador da celebração, Jarbas Oliveira salientou que a Semana da Família é tempo de renovação e de graça. Ele afirmou que a família é dom, pois nasce das mãos criadoras do Pai e recebe todo o sustento e auxilio necessário para crescer, desenvolver e frutificar. Sobre a missão, ele lembrou que essa é a expressão de um amor profundo e verdadeiro, capaz de buscar e salvar aqueles que estão perdidos, curar os feridos e dar a todos a oportunidade de ser bom de novo.

Como a Semana da Família foi aberta na véspera do Dia dos Pais, Jarbas Oliveira salienta que é importante festejar no contexto familiar, uma vez que é na família o lugar onde os pais se tornam os primeiros catequistas da fé para os seus filhos. Ele lembra que o Papa Francisco aponta o matrimônio é uma vocação, sendo uma resposta à chamada especifica para viver o amor conjugal como sinal imperfeito do amor entre Cristo e a Igreja.

Fonte: Gazeta Norte Mineira

Sobre o Autor



Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Entendemos que a forma mais civilizada e simpática de combater a violência é promovendo a paz. Construir a paz é urgente e necessário. É missão de todos.
Acompanhe