Skip to main content

Por que as pessoas gritam?

Um dia Meher Baba, pacifista, indiano, nascido em 25 de fevereiro de 1894, perguntou aos seus discípulos o seguinte: “Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?” Os homens pensaram por alguns momentos: Porque perdemos a calma, disse um deles. Por isso gritamos. Mas, por que gritar quando a outra pessoa está ao teu lado? Perguntou Meher. Não é possível falar-lhe em voz baixa? Por que gritas a uma pessoa quando estás aborrecido? Os homens deram algumas respostas mas nenhuma delas satisfazia ao Meher.

Finalmente ele explicou: Quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito. Para cobrir esta distância precisam gritar para poder escutar-se. Quanto mais aborrecidas estejam, mais forte terão que gritar para escutar-se um ao outro através desta grande distância.

Em seguida Meher perguntou: O que sucede quando duas pessoas se enamoram? Elas não se gritam, mas sim, se falam suavemente, por quê? Seus corações estão muito perto. A distância entre elas é pequena, Meher continuou – Quando se enamoram acontece mais alguma coisa? Não falam, somente sussurram e ficam mais perto ainda de seu  amor.

Finalmente não necessitam sequer sussurrar, somente se olham e isto é tudo. Assim é quando duas pessoas que se amam estão próximas. Então Meher disse: “Quando discutirem, não deixem que seus corações se afastem. Não digam palavras que os distanciem mais. Chegará um dia em que a distância será tanta que não mais  encontrarão o caminho de volta”.

Sobre o Autor



Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Entendemos que a forma mais civilizada e simpática de combater a violência é promovendo a paz. Construir a paz é urgente e necessário. É missão de todos.
Acompanhe