A Campanha Contra a Violência

English Version | Versión española

Construir a paz é urgente e necessário. É missão de todos. A paz e harmonia entre os povos dependem da forma de pensar, ser e agir de cada um e do nosso testemunho da bondade de Deus encarnada no ser humano. Entendemos que a forma mais civilizada e simpática de combater a violência é promovendo a paz. Para que isto aconteça é necessário que aprendamos respeitar e conviver com as diferenças, exercitando a cultura do perdão e da paz e nos transformar numa espécie de lâmpada, através da qual, a luz de Deus possa brilhar.

Como pessoa de bem não permita que a árvore do pecado e do crime, chamada violência, produza frutos e sobreponha à árvore da vida. A paz no mundo depende de nossas ações. Não se omita.

A violência se combate com justiça. Justiça é reconhecer, respeitar e resgatar o direito de todos, sobretudo, de viver dignamente.

A Campanha Contra a Violência surgiu motivada pela solidariedade com as vítimas da violência e tendo como fundamentos:

  1. a paz mundial e harmonia entre os povos;
  2. resgatar o moral da família tornando-a reserva de valores;
  3. despertar, nos humanos, a consciência do exercício da cidadania;
  4. Propor ao cidadão rever conceitos, analisar procedimentos e assumir responsabilidades objetivando resolver problemas de ação e justiça social

Entenda o significado do logotipo

    Conforme previsto no § 1º do art. 1º do regimento da Campanha Contra a Violência, definimos o significado dos símbolos, palavras e cores, que juntos e na modalidade apresentada, formam o logotipo, ora aprovado.

  • A esfera, em cor verde, representa a esperança de um mundo melhor;
  • O pombo, em cor branca, voando com um galhinho verde no bico, representa o mensageiro da paz transportando esperança para humanidade, com a liberdade do pássaro que voa;
  • As palavras: Paz, Amor e Justiça, escritas em cor branca, significam que para existir harmonia interior e exterior é necessário respeitar o tripé que inter-relaciona: Não há Paz sem Amor, nem Amor sem Justiça, nem Justiça sem reconhecer, respeitar e resgatar o direito de todos, sobretudo, de viver dignamente, em consequência, gerando Paz. Daí a inspiração do slogan da campanha “O mundo quer paz, seja mensageiro dela”. O mundo quer paz é uma afirmação, seja mensageiro dela mais que pedido e convite, um apelo que traduz o desejo de paz a povos e nações.
  • Campanha Contra a Violência, escrita em cor verde, significa a esperança de um trabalho continuado, sem exclusão e limite no tempo e espaço, ecumênico, sem divisão, tendo o homem como razão de ser e o mundo ficando suspenso.
  • As cores da campanha são branca e verde.
  • Montes Claros – MG, em 27 de fevereiro de 2001.

Junte-se a nós, participe!

Simpatizantes podem participar com os meios e recursos que dispuserem e através da Escola de Fomento à Paz – EFP. Ministrar palestra, direcionar o cidadão no caminho certo, dar bons exemplos, praticar gesto de paz e nobreza em favor do ser humano ou outros que venham enaltecer a humanidade. Se nada disto for possível, a violência que, por ventura, iria praticar, abstenha-se dela. Em assim procedendo, estará dentro do espírito da campanha e, certamente, contribuindo para a redução da violência de forma gratuita.

Qualquer pessoa física ou jurídica que aderir à campanha, observando seus princípios, objetivos e usando o logotipo, fica autorizada reproduzir e divulgar gratuitamente este trabalho. Sendo proibido o uso para fins políticos e outros que não sejam a busca da paz. Ninguém está autorizado angariar recursos ou vender produtos da campanha para sua manutenção.