Skip to main content

Homenagem aos artistas

Reconhecer a criatividade, o desempenho e habilidade do ser humano é virtude de poucos. Em Montes Claros (MG) e região existem muitos artistas e bons artesãos.

Segundo a Campanha Contra a Violência, na pessoa de seu idealizador, Joaquim Cândido da Silva, o artesão, através da imaginação, vê sua obra no barro e na madeira que esculpi e em outras matérias-primas que molda. Retira os excessos e forma a escultura objeto de seu trabalho. De forma semelhante, podemos retirar do país o excedente, o que não contribui para a construção da paz e da harmonia entre povos e nações e transformar o Brasil na Bandeira da Paz. Para que isto aconteça é necessário que exercitemos a cultura da paz e do perdão. Ferramenta nas mãos de um bom operário realiza boas obras. Como instrumentos nas mãos de Deus, podemos operar até milagres.

“Para a luz de Deus brilhar, transforme-se em lâmpada”.

Na cidade das artes e da cultura, há diversos grupos folclóricos nominados por catopês, marujos e caboclinhos. Em agosto de cada ano, fazem a festa e alegram os montes-clarenses. A população regional participa dos festejos em honra a São Benedito, a Nossa Senhora do Rosário e ao Divino Espírito Santo. Às noites, artistas apresentam em dois palanques e no Centro cultural da cidade, lançamentos de livros. Nas ruas por onde os grupos desfilam são enfeitadas e nos locais apropriados, inúmeras barracas servem comidas típicas, doces, bebidas e vendem artesanatos esculpidos por artistas regionais. Perto dali, no Corredor Cultural Padre Dudu, Centro Histórico, Rua Coronel Celestino, 75, fica o Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), telefone (38) 3229-8590, que atende aos visitantes com presteza e simpatia no horário de funcionamento. Grupos de tradição folclórica o Banzé, Zabelê, Raízes, Fitas de Montes Claros e outros também se apresentam naquele local em datas especiais. Dia 18/08/18, a noite, o Grupo Meninas de Sinhá, de Belo Horizonte/MG, fez uma bela apresentação em um dos palanques e foi aplaudido calorosamente pelo público admirado pela apresentação das ilustres senhoras da terceira idade.

Parabéns Montes Claros, pelas festas de agosto! Parabéns aos grupos participantes! Parabéns ao público fiel que prestigiou o evento.

Sobre o Autor



Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Entendemos que a forma mais civilizada e simpática de combater a violência é promovendo a paz. Construir a paz é urgente e necessário. É missão de todos.
Acompanhe