Skip to main content
COVID-19, peste, febre, fome e guerra.

COVID-19, peste, febre, fome e guerra.

Deus Uno e Trino, Pai de Bondade, Misericordioso e Compassivo, Criador das coisas visíveis e invisíveis. Vós criastes o homem a vossa imagem e semelhança. Acredito ser a principal de vossas criaturas, por vontade própria, não o fez perfeito. O fez com dois lados, o direito e o esquerdo, por conseguinte, o que ele faz, não é diferente: cunhou a moeda (dois lados) cara e coroa, até a bola que é redonda, tem dois lados: o de dentro e o de fora, em ambos possui o mesmo componente, “AR”. O que a faz a bola pular é a diferença causada pela pressão do ar (a interna superior a externa). Qualquer furo, provoca seu esvaziamento e a invalida.

Vós concedestes ao homem cinco órgãos do sentido – Visão, audição, tato, olfato e paladar. A princípio, em seu conjunto, são suficientes para identificar suas principais necessidades e preenchê-las. Como se não bastasse, por obra de misericórdia, concedeu aos humanos os sete dons do Espírito Santo (Deus na terceira pessoa): fortaleza, sabedoria, entendimento, ciência, conselho, piedade e temor de Deus. Estes, se usados com os propósitos pelos quais foram concedidos, levaria aos homens agirem em perfeita sintonia para com o seu Criador e buscar as coisas que vem do alto. De forma audaciosa a humanidade se apropriou deles como se fosse o próprio DEUS. O Senhor concedeu-lhes ainda, o livre arbítrio. (liberdade de escolha). Infelizmente, o sentimento de liberdade exacerbado tem levado a humanidade optar pelo pecado da desobediência e vem colhendo seus frutos negativos. Como efeito do mal uso da liberdade e dos dons recebidos, foi castigado por diversas catástrofes ao longo dos séculos, exemplos: 1. A destruição de Sodoma e Gomarra, de acordo com a Bíblia, duas cidades que teriam sido destruídas por Deus com fogo e/ou enxofre caídos do céu; 2. A gripe espanhola e, atualmente, a pandemia oriunda do COVID-19. Outras catástrofes se multiplicaram mundo afora, contudo, não foram suficientes para o homem entender que ele é uma simples criatura Divina, não é Deus. Bastou um simples vírus o “COVID-19”, cujo efeito de sua ação se transformou em pandemia mundial, foi suficiente para deixar a humanidade atordoada, amedrontada, insegura e reconhecer sua limitação perante “Deus”. Só Ele é supremo, absoluto e Rei dos Reis. N’Ele deposito minha confiança, fé e esperança que em breve haverá o extermínio desse mal. Vos Louvo, rendo graças e súplicas. Amém!

Vendo a pandemia por outro ângulo, percebo a mudança no comportamento dos humanos, ele tem melhorado sensivelmente. Iluminados pelos dons do Espírito Santo, como se pode observar, foi despertado o sentimento humanitário entre os governantes, a empatia entre as pessoas (capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de aprender do modo como ela apreende), a solidariedade e outras virtudes que são próprias em momentos difíceis da vida têm sido despertadas.

Joaquim Cândido da Silva

Sobre o Autor



Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Entendemos que a forma mais civilizada e simpática de combater a violência é promovendo a paz. Construir a paz é urgente e necessário. É missão de todos.
Acompanhe